LINHA EDITORIAL | EDIÇÕES ANTERIORES | EXPEDIENTE | NORMAS DE PUBLICAÇÃO | CONTATO 

 HISTÓRIA | SÉRIE ANTIGA

 
 
NORMAS DE PUBLICAÇÃO
 
 
A Hélade é estruturada em quatro seções:

a) Dossiês;
b) Artigos de tema livre;
c) Resenhas;
d) Novidades e Informes.
 

Os dossiês são propostos pelo Conselho Editorial, que pode tanto convidar especialistas no tema quanto receber contribuições de autores interessados. As chamadas são públicas e feitas a cada edição da revista. Os artigos de tema livre podem abordar temáticas diversas, desde que versem sobre a Antiguidade. Serão aceitas resenhas de livros ou coletâneas com temáticas associadas à Antiguidade que tenham sido publicados há pelo menos três anos (considerando a data de envio da resenha). Por fim, a seção Novidades e Informes destina-se a divulgar eventos acadêmicos, exposições, lançamentos editoriais ou qualquer assunto pertinente à Antiguidade.
 

Instruções aos autores

- Exige-se que os autores tenham, pelo menos, o título de mestre. Alunos de graduação poderão publicar artigos desde que em coautoria com doutores.
- Todos os artigos são avaliados por pelo menos dois pareceristas ad-hoc, externos e anônimos, no sistema de avaliação por pares (duplo-cego). A publicação depende tanto de sua aprovação quanto da decisão final do Conselho Editorial, que pode recusar caso não julgue adequado para compor a edição.
- Serão aceitos artigos inéditos escritos em português, francês, inglês, espanhol e italiano.
- Os autores são responsáveis pela revisão geral do texto.
- Todas as propostas devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail revistahelade@gmail.com.
 

Formato dos artigos

Todos os artigos deverão ser enviados em formato Word (.doc ou .docx), margens 3 cm, A4, fonte Times New Roman, 12 pt. Os títulos devem ser centralizados, em caixa alta e negrito. Abaixo do título, à direita, em itálico e caixa normal, deve constar o nome do autor com uma nota de rodapé indicando a maior titulação, a filiação institucional e um e-mail para contato. Em seguida, os resumos e palavras-chave em português e língua estrangeira, alinhadas à esquerda. No corpo do artigo, todas as citações com mais de três linhas devem ser destacadas. As citações devem ser feitas da seguinte forma:
- Se forem indicações bibliográficas, devem ser inseridas no corpo do texto entre parênteses. Em caso de produção historiográfica, deverá ser feita com sobrenome do autor, ano e páginas. Exemplo: (FINLEY, 2013, p. 71). 
- Para citação de textos antigos, a indicação será feita com o nome do autor, título da obra em negrito, canto/capítulo e passagem. Exemplo: (HOMERO, Ilíada, III, 345).
- No caso de notas explicativas, numerar e remeter ao final do artigo.

Após o último parágrafo dos artigos, devem constar as Referências, listadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, seguindo as normas da ABNT (NBR 10520) como nos exemplos:

 
Para livros:
SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. 
Ex.: FINLEY, Moses I. Economia e Sociedade na Grécia Antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
 
Para capítulo de livros:

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do Artigo. In: SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano, p. 
Ex.: THOMAS, Rosalind. Ethnicity, Genealogy, and Hellenism in Herodotus. In: MALKIN, Irad. Ancient Perceptions of Greek Ethnicity. Washington, D.C.: Harvard University Press, 2001, p. 213-234.
 

Para artigos de periódicos:
SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do artigo. Título do Periódico, Cidade, v., n., ano, p. 
Ex.: CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito e o Antigo Oriente Próximo na segunda metade do segundo milênio a.C.. Hélade, Niterói, v. 1, n. 1, 2000, p. 16-29.
 

Em caso de utilização de fontes especiais (grego, árabe, hieróglifo, etc..) o autor deverá enviar uma cópia das mesmas. Caso utilize imagens, além de constarem no corpo do texto, as mesmas deverão ser enviadas separadamente em uma resolução de 300 dpi.

 
 
 
 

<< Página Inicial

 
 
   

NEREIDA - Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade
Campus do Gragoatá - Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 507
24210-201 - Niterói - RJ
nereida@vm.uff.br